sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Meus motivos para não votar na Dilma

Tenho recebido centenas de emails com campanhas anti-DILMA. Com acusações, denúncias e revelações do seu passado. Exposições críticas do governo do PT e refrescos dos escândalos ocorridos e etc. Eu, assim como milhares de brasileiros, temos recebidos estas correntes contra esta presidenciável. Alguns emails chegam a ser cômicos, denunciando a candidata com possíveis pactos demoníacos e etc...Percebo o empenho de um conjunto de pessoas em transmitir estas informações. Jornalistas, cronistas, atores, cantores, lideranças políticas, religiosas. Cheguei a conclusão que existe uma massa ou um grupo que se relaciona comigo que é contra o partido PT e contra a candidatura da Dilma. Um grupo que expõe estas opiniões nas redes de relacionamentos, emails, em conversas de boteco, no trabalho e na vizinhança. Até o momento não recebi sequer uma opinião pró-Dilma. Buscando aprofundar esta minha questão/curiosidade, acessei o blog da Dilma para verificar os comentários de seus seguidores e enfim descobri a outra frente e suas manifestações. São todos muito calorosos, fervorosos no apoio de sua candidatura. Estas pessoas detonam o candidato tucano e expressam o seu apoio incondicional à candidata do PT. Devo confessar que as opiniões são bastante convincentes, efusivas e emocionantes. Me decepciona vê-las. Apesar disto gostaria de ter a oportunidade de realmente conversar a fundo com quem defende este governo. Porque ainda está em carne viva todos os escândalos de corrupção deste governo. Será que estas pessoas enxergam isto como um legado inevitável da política brasileira e deve-se considerar isto apenas como uma contingência inerente e inevitável. Ou um detalhe a ser esquecido, já que a nossa política sempre foi recheada de mal caratismo e bandidagem? Penso também que estas pessoas devem fazer valer o princípio de quem águas passadas não movem moinhos e as qualidades devem sobrepor à estupidez. Fico pensando que na concepção destes votantes há a idéia de aceitação deste governo mafioso de assassinatos, mensalão, corrupção, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e peculato é comum...Gostaria realmente entender a barganha que estes eleitores enxergam apoiando fervorosamente este partido, este governo. Qual será o real motivo para aceitarem a recandidatura do PT? Aquele que se encontra na cerne, dentro da mente de cada um. Depois de tantas especulações e perguntas desisti de tentar entender estas motivações. E então, tentei compreender as minhas motivações. Quais são os meus motivos de não apoiar a candidatura da Dilma. Os pessoais, particulares. Então percebi que tenho vergonha do governo PT/Lula. Fico constrangida de ver qualquer manifestação deste governo lambão. Sou decepcionada com o Lula frente à sua história, seus ideais anteriores, sua luta. A sua imagem de equivocado, bêbado e mentiroso percorre o mundo e é motivo de chacota. A sua insistência em afirmar que nunca teve conhecimento de nenhuma das novelas de roubalheira e corrupção me enoja. A cada anúncio de suas opiniões e defesa de seu governo me causa ira, o que só reforça a seu desprezo da inteligência do “povo” que ele tanto enche a boca para falar. A candidatura de uma mulher fantoche para prorrogar o esquema deste governo, é a demonstração da personalidade perversa deste partido. Uma mulher carrancuda que aprendeu a se expressar com mais graça recentemente, foi instruída que falar do povo é importante para a campanha do seu partido...Mas estou desgastada, eu não quero mais falar disso. Estou convencida de que todos sabem disso, inclusive os eleitores de Dilma. Mas assim como outros brasileiros eu tenho um filho, que muito provavelmente crescerá neste país e viverá as conseqüências das nossas escolhas, da minha escolha. A sua educação é minha responsabilidade, independente do país que ele estiver. A minha vida é um filme onde ele irá absorver os meus comportamentos, caminhos e objetivos. Preocupada com isto, eu quero que ele conheça as minhas escolhas, a minha crítica e o meu voto. Quero que ele tenha acesso à minha noção de certo e errado e a minha visão do todo, que compreende passado, presente e futuro. Gostaria que ele aprendesse a votar com consciência e a ser efetivamente participativo no política do seu país. Certa ou errada, eu quero que o exemplo da minha escolha seja contemplado por ele no futuro, quando ele puder compreender tudo isso. Por isso, o meu maior motivo para não votar na Dilma é incentivar ao meu filho, agora ou posteriormente, a buscar o certo...a verdade. É ensiná-lo a rechaçar a mentira, a omissão, a tramóia o roubo. Gostaria que ele enxergasse a importância da transparência e o repúdio à injustiça. Se eu conseguir demonstrar isso, estarei satisfeita. Porque sozinha, não represento toda a idéia dos cidadãos brasileiros, mas influenciarei a crítica política de um futuro eleitor. Não somente a sua participação política será tocada. Mas acredito que seus relacionamentos, seu trabalho e sua família. Eu não me engano que a configuração dos nossos políticos mudem automaticamente com a eleição do Serra. Creio que há um emaranhado de contingências que afetaria o resultado de um governo honesto. Mas o momento da minha escolha no voto, este gesto, vai ser um diferencial para a vida do meu filho e para a minha também. Acho que este é um começo, é um motivo justo. E não acho equívoco qualquer pai que pense assim. Reflitam.

3 comentários:

  1. Talitão pra presidente da associação do bairro!!!

    ResponderExcluir
  2. Prima,
    acho totalmente pertinente sua reflexão, ainda mais na parte que fala de sua preocupação com o futuro, o seu, o do seu filho.
    Já fui eleitora do Lula, no segundo turno da eleição perdida pro Collor e na seguinte pro FHC, mais por esperar as mudanças recentemente prometidas pela nova democracia (tirei o título aos 16 anos, verdadeiramente convencida da importância do voto e na construção de um governo PARA o povo) do que por afinidade partidária. E, assim como muitos (Marina Silva que o diga), me desencantei. Estive (estou!) dentro do Governo desde 1999 e pude ver de perto os méritos (não há como negar!) e erros do governo do FHC e do Lula também, mas é indiscutivel que o controle do gasto público, a preocupação com futuro da população brasileira em todas dimensões e classes, com o meio ambiente e com as demais políticas de governo não são regras para todos... Muito há por se fazer, principalmente, na base da esfera da ética e da gestão por competências (hoje esquecida na escolha de Ministros e dirigentes), característica exigida dos servidores públicos (muitas vezes através de leis 'mortas'), mas não são 'servidores públicos' os agentes políticos que regem o país, né??? ou seja, voltamos então ao ponto de partida...
    Se você é eleitora do Serra, que me desculpe, mas ele tampouco convence ninguém!! Por isso que você não vê ninguém defendendo com unhas e dentes nenhum dos candidatos. Eu acho que 'nunca na história recente desse país' vi uma eleição tão morna, sem motivação ou ideologias que levassem os eleitores a serem fervorosos nas suas escolhas. As alianças mostram isso, afinal, PT+PMDB? PSDB+PTdoB?!? Que coerência há nisso????
    O problema não está (só!) na política e nas regras eleitoras (Tiririca que o diga!), mas sim na cultura de um povo, de uma massa historicamente populista e de um sistema partidário que não prima pela qualificação de seus representantes.
    Termino dizendo que estou num impasse, vou ser sincera... Por outro lado, seria vergonhoso adotar a decisão por muitos vista, equivocadamente ao meu ver, como a mais plausível, a do voto nulo. Até porque, como disse no início, acompanhei a retomada da democracia e acho que, apesar de tudo, esse é o caminho!
    É, prima, sou da opinião que a contingência atual deixou todos numa encruzilhada, forçando muitos a escolher o 'menos pior'. Não é uma escolha fácil, mas essa por si só será uma bela lição a dar pros nossos filho: que a vida é mesmo dificil e nem sempre nossas escolhas são com base no que é certo ou errado, justo ou injusto, bom ou ruim. Eles verão que, mais importante do que acertar na escolha, é ser coerente consigo mesma... E nisso, tenho certeza que vc será!!

    ResponderExcluir

Fala aí, o que você achou!